Gams
Para se melhor entender a necessidade e benfeitoria do GAMS e outras ferramentas e métodos é indispensável uma rápida abordagem sobre pesquisa operacional ou P.O.
A Pesquisa Operacional (PO) trata da modelagem matemática de fenômenos estáticos ou dinâmicos. Os problemas estáticos são denominados por determinísticos, onde todos os componentes são conhecidos a priori e nenhuma aleatoriedade em sua ocorrência é admitida. Os problemas dinâmicos são denominados estocásticos, e seus elementos apresentam uma probabilidade de ocorrência em uma determinada forma. A representação simplificada de um problema prático por meio de um modelo matemático permite que sobre ele se aplique técnicas e métodos que facilitam a obtenção de uma solução.
Descrição do método GAMS
General Algebraic Modelling (GAMS) nada mais é do que um compilador de linguagem, um estábulo de solucionadores integrados de alto desempenho, com um rico conjunto de ferramentas de conectividade e produtividade, onde automatiza o processo de passar de um enunciado matemático do problema à solução, transformando a representação matemática das representações necessárias através de solucionadores (solvers) específicos, como CONOPT, MINOS, CPLEX, etc.. O GAMS pode der usado em grandes aplicações de modelagem em escala, e permite a construção de grandes modelos sustentáveis que podem ser adaptados rapidamente a novas situações. O GAMS foi especificamente idealizado para a modelagem de problemas de programação linear, não-linear e programação inteira e mista, e podem ser utilizados em microcomputadores, estações de trabalho e computadores de grande porte.
Histórico
A linguagem GAMS (General Algebraic Modelling) foi adotada pela necessidade de se obter um software de fácil utilização pelos economistas do Banco Mundial, que perdiam muito tempo aprendendo a lógica da linguagem de programação, muito restrita aos programadores da época, consumindo assim o tempo que seria destinado à análise de dados