Resumo de patologia: robbins - coração
Resumo – Patologia dos sistemas de órgãos
Robbins
O coração humano é uma bomba muito eficiente, durável e segura que impulsiona diariamente mais de 6.000 litros de sangue para todo o corpo e bate mais de 40 milhões de vezes por ano durante a vida inteira de um indivíduo e, desse modo, fornece aos tecidos um suprimento constante de nutrientes vitais e facilita a excreção de produtos residuais. Conforme pode ser previsto, a disfunção cardíaca pode estar associada a consequências fisiológicas devastadoras. A doença cardíaca é a principal causa de invalidez e de morte nos países industrializados. Nos Estados Unidos, é responsável por aproximadamente 40% de todas as mortes pós-natais, que totalizam cerca de 750.000 indivíduos por ano e quase duas vezes o número de mortes causadas por todas as formas de câncer juntas. Estima-se que o ônus econômico anual da cardiopatia isquêmica, o sub-grupo predominante, seja de mais de 100 bilhões de dólares. As principais categorias de doenças cardíacas consideradas neste capítulo incluem as anormalidades cardíacas congênitas, a cardiopatia isquêmica, a cardiopatia causada por hipertensão sistêmica, a cardiopatia causada por doenças pulmonares (cor pulmonale), as doenças das valvas cardíacas e as doenças miocárdicas primárias. Também foram expressas algumas observações sobre as doenças pericárdicas, as neoplasias cardíacas e o transplante cardíaco. Antes de examinar os detalhes das condições específicas, recapitularemos as principais características da anatomia e da função normais, assim como os princípios da hipertrofia e da insuficiência cardíacas, os desfechos comuns de muitos tipos diferentes de doença cardíaca.
Patologia
Embora muitas doenças possam envolver o coração e os vasos sanguíneos, as disfunções cardiovasculares resultam de um ou mais de cinco mecanismos principais:
Falência da bomba. Na circunstância mais comum, o músculo cardíaco contrai-se fraca ou inadequadamente, e as câmaras não são