Efeito estufa
É um processo que ocorre quando uma parte de radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado para o espaço. Os produtos químicos que contribuem para o seu agravamento são: dióxido de carbono(CO2), metano(CH4), óxido nitroso(N2O) e clorofluorcarboneto(CFC`s).
Os gases do efeito estufa absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do sol e a superfície fica cerca 30°C mais quente do que estaria sem a presença dos gases de estufa.
Em lugares frios (ecossistema aquático) o metano assim formado tende a permanecer como uma pasta semi congelada no fundo de mares e lagos que se transformam assim em gigantescos reservatórios de carbono escondido. Se algum fenômeno fizer com que essas reservas de metano sejam liberadas rapidamente do fundo das águas, o metano entrará e contato com o oxigênio e dará origem ao gás carbônico o qual tenderá a reter mais calor do sol, levando a um maior aquecimento global.
Com esta AS foi possível entendermos que todas as ações feitas por nós têm uma reação, mais cabe aos Técnicos em Meio Ambiente conhecer o que é efeito estufa para poder minimizar um pouco todos esses fatores que contribuem para o aquecimento. O ser humano executa uma série de ações que visa sempre o lucro, esquecendo de valorizar e respeitar o ecossistema. Entendemos também que o efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter p planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da