Resumo contabilidade
Balanço Patrimonial
Demonstração do resultado do exercício (DRE)
Fluxo de Caixa
Lucro é a remuneração ao capital investido pelos proprietários da empresa.
BP:
Curto prazo: até um ano.
Longo prazo: período acima de um ano.
Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).
ARE: indica o resultado líquido obtido através da confrontação entre o saldo total das despesas e receitas ocorridas dentro de um mesmo período de tempo.
As contas de resultado integram a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e jamais farão parte do Balanço Patrimonial.
Receitas: vendas de produtos, mercadorias ou serviços:
A vista entrada de dinheiro em Caixa;
A prazo entrada de direitos a receber. Aumentam o Ativo, porém nem todo aumento de Ativo significa receita (ex:. empréstimos, financiamentos, compras a prazo, etc).
Despesas: todo sacrifício, esforço para obter Receita: Matéria Prima; Mão de Obra; Consumo de bens (Depreciação); Serviços. Podem ocorrer à vista ou a prazo: A vista saída de dinheiro do Caixa; A prazo aumento das Obrigações.
Regime de Caixa:
Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no exceptivo exercício, independentemente da data