Resumo condição feminina de mulheres chefes de familia em vulnerabilidade social
Resumo do Artigo
O Nepec — Núcleo de Estudos e Pesquisa sem Educação em Saúde Coletiva, pesquisou mulheres em situação de extrema pobreza, fator que as expõe aos mais variados riscos sociais.
A situação de vulnerabilidade das famílias está relacionada à sua situação de pobreza, exploração e abuso, aspectos psicossociais e culturais. Porém a pobreza se expressa de muitas formas e expõe indivíduos a condições de vida muitas vezes a níveis abaixo da dignidade humana, interferindo na complexa dinâmica da vida familiar.
No período de 1998 e 2008 pesquisas mostram que houve um significativo aumento de mulheres nessa condição de vulnerabilidade.
Os domicílios com responsáveis do sexo feminino podem ser considerados um fenômeno tipicamente urbano. As mulheres em vulnerabilidade assumem funções domésticas e o cuidado com os filhos, o que implica sua vinculação em trabalhos mal remunerados em tempo parcial ou intermitente, gerando assim maiores dificuldades para garantir a subsistência da própria família.
Famílias chefiadas por mulheres são em grande parte decorrentes de uma gravidez precoce ou indesejada, instabilidade familiar e abandono. Não raro essas mulheres foram ou ainda são vítimas de violência doméstica.
A sobrecarga de papéis assumidos pelas mulheres frente às dificuldades sociais, econômicas e de violência experimentadas por elas expôs uma face perversa da condição feminina de vulnerabilidade social a que estão expostas, pode-se constatar que elas também apresentam alto grau de vulnerabilidade emocional.
Essa pesquisa foi realizada em uma perspectiva marxista. Nessa perspectiva a família pressupôs na pesquisa o espaço para a garantia da sobrevivência do desenvolvimento e da proteção integral dos filhos e demais membros. Assim, duas