Resumo Capítulo 2 Joe Tidd
Gestão da Inovação
Resumo Capítulo 2 – A Inovação como um Processo de Gestão
7L
Jessica Freire
Natasha Lourenço
Pedro Mateus
Juliana Cotelessa
Thomas Alva Edison foi um empreendedor que conseguiu muito sucesso e criar um império de que valia em torno de 21,6 bilhões de dólares na década de 20, transformando invenções em inúmeras inovações tais como a lâmpada elétrica, o filme de 35mm, etc. Ele tinha a capacidade de entender muito bem que, para a inovação ter sucesso é necessário que a invenção ( ou o surgimento de ideias ) seja explorada técnica e comercialmente, ou seja, era necessário criar a oferta tecnológica e incentivar a demanda simultaneamente. Exemplificando: a lâmpada elétrica era uma grande ideia do Edison, entretanto a utilização da mesma era inviabilizada pois não havia uma tomada para que a lâmpada fosse acendida. Edison e sua equipe deu início à construção de uma infraestrutura para colocar suas lâmpadas em funcionamento.
Edison descobriu que a inovação é um processo de desenvolver seu uso prático, isto é, transformar uma ideia em algo prático e viável. A inovação é comumente confundida com a invenção mas essa é o início do processo de difusão e disponibilização de uma ideia . Ser um bom inventor não é garantia de sucesso pois, caso a boa ideia não ter meios para que ela se torne disponibilizada e difundida, ela não será alcançável e tampouco sustentável.
Quadro 2.1
O que é inovação?
O processo de gerenciamento da inovação sofre dificuldade a partir do momento que o conceito de inovação é confundido com o de invenção. “Inovar significa ‘ fazer algo novo’ , isto é um processo de fazer de uma oportunidade uma nova ideia e de colocá-la em uso da maneira mais ampla possível” Joe Tidd (2008)
Joe Tidd (2008) expõe o conceito de inovação de alguns autores:
“A inovação é a exploração de novas ideias” – Unidade de Inovação, Department of Trade and Industry; Reino