Empreendedorismo
O desempenho das organizações está mais do que nunca em pauta. A capacidade de posicionar-se corretamente perante aos desafios de um ambiente empresarial, em contínua transformação, exige revisões constantes de metas e estratégias em todas as áreas das organizações.
Neste sentido, é cada vez mais claro que o sucesso de planos e estratégias depende de pessoas comprometidas com a missão e com os objetivos das organizações, assim como com o desenvolvimento de uma série de competências para que as pessoas estejam à altura de assumir desafios.
Em termos genéricos, poderíamos dizer que toda organização necessita em seus quadros, colaboradores com as seguintes competências: visão empreendedora, visão sistêmica, liderança, orientação para resultados etc. O importante é que essas competências reflitam os objetivos, metas, o espírito da organização e a ajudem a alcançar a excelência organizacional.
A disciplina tem por objetivo possibilitar aos alunos a aquisição e compreensão de conhecimentos relativos aos fundamentos da gestão e do empreendedorismo, com foco na busca da excelência do desempenho. A apostila que você tem em mãos servirá como apoio à disciplina, tendo a finalidade de apresentar resumidamente as bases teórico-conceituais necessárias à compreensão dos tópicos que serão discutidos em sala de aula.
Ao contrário dos E.U.A., no qual o conceito de empreendedorismo já é conhecido e utilizado há vários anos, no Brasil o estudo do tema tem se intensificado a partir do fim dos anos 90.
A preocupação com a criação de empresas duradouras e a diminuição da taxa de mortalidade das empresas existentes são considerados fatores importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Isto se deve principalmente à necessidade das grandes empresas brasileiras em aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado (conseqüências do processo de globalização e das tentativas de estabilização da economia brasileira).
A principal