resumo capitulo 5 int. a engenharia
IFSP
Resumo do quinto capítulo do livro
“Introdução à Engenharia
Conceitos, ferramentas e comportamentos” de Walter Antônio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira
Editora da UFSC
Capítulo 5 Pesquisa
A técnologia está diretamente ligada ao dia a dia da sociedade. Ao longo da historia, uma série de profissionais trabalhou para o avanço das ciências, compondo o cenário atual. Muitas vezes não se percebe o quanto esses avanços ajudam o nosso cotidiano a se otimizar. Desde o para-brisas de um carro, até uma escova de dentes ou uma máquina de manufatura.
Isso tudo só foi possível por meio da ciência, que pode ser entendida como um empreendimento humano, como tantos outros, mas revestido de algumas características especiais. Dentre elas destaca-se a racionalidade, pois fazer ciência implica reavaliar constantemente as teorias e confrontá-las com novos fatos, com novas interpretações de mundo, sempre tendo como base uma análise criteriosa do problema, uma criatividade elaborada e consistente, um modo de pensar imaginativo e disciplinado, buscando sempre verdades verificáveis. Mas como verifica-la? Por meio da pesquisa.
A pesquisa consiste em investigações racionais, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que objetiva a criação de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou criação de novas realidades. E uma busca minuciosa com o intuito de averiguar um evento, uma hipótese, um fato ou uma idéia. A pesquisa divide-se em dois ramos, que geralmente se misturam: a básica e a aplicada. A básica consiste em observar as leis naturais e criar teorias que as envolvem, é entender o funcionamento do mundo. A pesquisa aplicada acontece quando cria-se formas práticas de se aplicar essas teorias, por isso geralmente , esse ramo se confunde com a própria tecnologia.
Na