Cenários – Sociedade & Política
Cenários – Sociedade & Política
1-Quais serão as tendências relativas à intervenção do Estado na Economia?
Visam transformar modelos burocráticos, centrados em regras e processos, em sistemas que conferem importância crescente à satisfação do cidadão-usuário e orientam-se para o compromisso com resultados na sociedade. Observa-se, de um modo geral, a descentralização de ações do governo central para autoridades locais e o desenvolvimento de novas parcerias entre o setor público e iniciativa privada, para a realização de investimentos e a prestação de serviços de interesse público.
2-O que o futuro nos indica em relação à privatização no país?
O governo ainda é um dos maiores beneficiados pelo processo de privatização, nos últimos anos a arrecadação de impostos vem batendo recordes. Empresas que antes sufocavam as contas do governo com seus déficits, hoje geram lucro e pagam impostos, estes superam seu faturamento em época de administração pública. A tarefa do próximo governo não será, dependendo de sua composição política, manter, alterar ou acabar com o PND, mas, sim, continuar o esforço de modernização da economia brasileira, no qual se insere, obviamente, a reestruturação patrimonial e financeira do setor público e a reorganização produtiva, processo onde o PND desempenha papel importante. Assim, o grande desafio do próximo governo será o de promover ações que o tornem mais eficaz como instrumento não apenas de redução da dívida pública, mas, principalmente, de reorganização da própria economia brasileira, na busca de novos padrões de evidência e competitividade.
3-Quais serão as tendências relativas à proteção do consumidor?
Os avanços proporcionados pela criação do Código de Defesa do Consumidor são inegáveis, haja vista tanto os consumidores quanto os fornecedores comportarem-se de maneira diferente, de forma que estes passaram a tratar os clientes com mais dignidade e informação sobre os produtos e serviços, enquanto que aquele