Resumo Capitulo 2 : Ler e Compreender os sentidos do texto
Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual
Dizer que o processamento textual é estratégico significa que o leitor diante de um texto, realiza simultaneamente vários passos interpretativos. Para se ter uma idéia, na leitura de um texo, basta fazer pequenos cortes e a partir disto, fazer hipóteses de interpretação.
KOCH (2002) afirma que, para o processamento textual, recorremos a três grandes sistemas de conhecimento:
• conhecimento linguístico;
• conhecimento enciclopédico;
• conhecimento interacional. Conhecimento linguístico Abrange o conhecimento gramatical e lexical, neste tipo de conhecimento, podemos compreender:
a organização do material linguístico na superfície textual;
o uso dos meios coesivos para efetuar a remisão ou sequenciação textual;
a seleção lexical adequada a tema ou aos modelos cognitivos ativados. Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo, bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a produção de sentidos. É preciso ativar conhecimentos das coisas e do mundo para produzir sentido a partir do linguístico materialmente constituído. Conhecimento interacional Refere-se as formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos:
• ilocional;
• comunicacional;
• metacomunicativo;
• seperestrutural.
Conhecimento ilocucional Permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacinal. Conhecimento comunicational Diz respeito à:
quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta , para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto;
seleção da variante linguística adequada a cada situação de interação;
adequação do gênero textual à situação comunicativa.
Conhecimento