Documento2 1
Sobre este aspecto a autora destaca que o problema do ensino da leitura na escola não se estabelece na condição do método, mas na própria conceitualização do que é a leitura e da forma como os professores vêem ou avalia, da posição que ocupa no Projeto Curricular da Escola, dos meios que se tem para favorecê-la de forma natural, das propostas metodológicas que a escola adota para ensiná-la. (Sole, 1998)
A leitura, um meio para a realização da aprendizagem.
Na visão da autora, podemos considerar que a partir do Ensino Médio, a leitura é um dos meios mais importantes na escola para a consecução de novas aprendizagens. É claro que isto não significa que não seja importante insistir no seu ensino.
No entanto, ela afirma que a partir do Ensino Médio a leitura parece seguir dois caminhos dentro da escola: um deles espera que as crianças e jovens aperfeiçoe sua habilidade, se familiarizando com a leitura e adquirindo o hábito de ler, no outro caminho os alunos a utilizarão para buscar novos conteúdos de aprendizagem nas várias áreas do conhecimento que formam a grade curricular da escola. (Sole, 1998)O problema do ensino da leitura na escola ocorre na própria conceitualização do que é a leitura, na forma com que é avaliada pelos professores, no papel que ocupa na Proposta Pedagógica da Escola e, naturalmente, nas práticas pedagógicas que são adotadas para ensiná-la. Pesquisas internacionais sobre qualidade do ensino revelam que a educação de qualidade é aquela em que os alunos aprendem o que é necessário para que possam vir a integrar-se e ter sucesso na sociedade de informação e tecnológica.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura
15. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
O