Resumo capitulo 1 MAXIMIANO
CAPÍTULO 1.
Segundo o autor do livro, diante da condição humana, em qualquer nível e em qualquer estágio de desenvolvimento, a resolução de problemas impõe a necessidade de tomar decisões de natureza administrativa. Diante disto, a origem da administração se da a um processo dea tomada de decisões para resolver problemas, do presente e do futuro, especialmente quando há organizações envolvidas.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos. Estes são: pessoas, informações, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações.
As organizações transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas, são elas: eficiência e eficácia. Eficácia é a palavra utilizada para indicar se a organização realiza ou não seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização mais eficaz ela é. Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtividade, ou de maneira econômica , seus recursos.
O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, são elas, planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações.
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. A teoria geral da administração é o conjunto dessas teorias. Desde que existem organizações, administradores vêm criando um acervo de conhecimentos. De Sun Tzu, Henri Fayol, Chester Barnard a Aiko Morita, até na atualidade Steve Jobs por exemplo, são contribuições teóricas que refletem e registram para o crescimento