resumo capitalismo, socialismo, anarquismo e comunismo
Adrieli Araújo da Silva
Data: 14/09/15
Atividade Prévia
História econômica
Curso: Economia
Semestre: 2º Capitalismo
A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, a medida de riqueza nos tempos antigos. Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes. Há, ainda, outra definição que faz referência à capital de um estado ou país, que é a cidade onde se concentra a administração e direção dos negócios públicos.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na acumulação de capital cujos meios de produção são de propriedade privada e surgiu no século XV a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia.
Assim, foi na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, que ocorreram diversas modificações no âmbito econômico e social como, por exemplo: o progresso, a urbanização e o advento de novas técnicas de produção.
Importante lembrar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversas modificações, porém sempre fundamentado no lucro.
Características
Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
Toda negociação é feita com dinheiro
O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)
Socialismo
Doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da