Resumo-cap. - sinais com os braços
Braços cruzados sobre o peito
Indicam o desejo de colocar uma barreira entre a pessoa e alguém ou alguma coisa de que ela não gosta. Tentativas de bloquear ameaças e circunstâncias indesejáveis. Sua credibilidade diminui.
Braços cruzados com punho cerrados
Demonstra uma atitude hostil quanto defensiva; atitude agressiva podendo chegar há um ataque verbal ou físico.
Agarrar os braços com as duas mãos
É um gesto que a pessoa faz para se reforçar e evitar se expor a parte da frente do corpo. Um auto-abraço, maneira da pessoa se confortar. Comum em locais de espera, como aeroporto, médico e dentista.
Braços cruzados com os polegares para cima
É uma clara indicação que você esta sendo aceito pelo seu interlocutor, é um sinal positivo. Defensivo, porém confiante.
Abraço a si próprio
Barreiras parciais são usadas por pessoas que se sentem deslocadas num grupo, com baixa-estima ou inseguras.
Os homens usam uma barreira (zíper enguiçado), pois se sentem mais seguros protegendo seus genitais e se precavendo contra um possível golpe frontal desagradável.
Ricos e famosos
Para ter a sensação de segurança carrega um objeto, bolsa, bracelete, abotoaduras ou mexem em seu punho ou gravata, para projetar atitudes tranqüilas e calmas.
A xícara de café usada como barreira
O lugar onde a xícara é colocada após tomar a bebida é um forte indicador de que ela esta ou não convencida ou aberta a sua proposta. A pessoa hesitante, insegura, tende a colocar sua xícara do lado oposto da mão que segura, para formar uma barreira de braço entre ela e o interlocutor.
Toque as mãos deles também
Um leve toque em sua mão ou cotovelo durante o comprimento, repita o nome dela para confirmar que você o entendeu corretamente. Isso não apenas faz com que a pessoa se sinta importante como ajuda a lembrar o nome dela por causa da repetição.
Tocar discretamente o cotovelo e mão capta a atenção, reforça a observação, eleva o conceito, aumenta a sua