Resumo cap 8 - administração de produção e operações: manufatura e serviços
É importante realizar previsões de demanda porque existem recursos que tem “inércia decisória”. Esse conceito, apresentado pelo autor, diz que existem algumas decisões que depois de tomadas, precisam de tempo até que possam ser realizadas. Assim, “como diferentes decisões têm inércias decisórias diferentes, [...], precisões de diferentes horizontes são necessárias para um adequado suporte à decisão” (CORREA, H.L. & CORREA, C.A. , Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços – Uma Abordagem Estratégica, Ed. Atlas, 2ª Edição – 2006, Pg 250).
Segundo o autor, devem-se diferenciar as previsões das metas, uma vez que esta é a parcela do mercado que a empresa deseja atender e aquela é uma estimativa do comportamento futuro do mercado. Além disso, o autor que as previsões, em sua natureza, são incertas. Na opinião dele, é mais importante controlar a dimensão dos erros, tentando diminuí-los, do que se importar com o fato de ter acontecido um erro. Para ele, é importante que a empresa se empenhe em melhorar os processos de previsão, para que as previsões de uma empresa sejam melhores do que as estimativas de seus concorrentes.
O autor também menciona que as decisões com menor inércia geralmente precisam de menos recursos, no entanto possuem menor incerteza nas previsões. Já as decisões com maior inércia, geralmente precisam de mais recursos e possuem efeitos mais significativos para a empresa e, entretanto, possuem maior incerteza nas previsões. Segundo o autor, “a probabilidade de erro nas previsões cresce com o horizonte” (CORREA, H.L. & CORREA, C.A. , Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços – Uma Abordagem Estratégica, Ed. Atlas, 2ª Edição – 2006, Pg 253). Para reduzir esse efeito, os gestores devem levar em