Livro
Livro: Administração de Produção e Operações Editora Atlas
Corrêa & Corrêa
CAPÍTULO 1
O que é gestão de Produção e Operações ? (Ação 1)
Ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informativos e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
Perspectiva histórica de Produção e Operações (Ação 2)
Origens da Área Segundo Wilson (1.995), as grandes obras realizadas em tempos passados da humanidade têm maior probabilidade de ter sido os primeiros tipos de processo produtivo a requerer técnicas gerenciais para suas operações. Por exemplo: Pirâmides do Egito, Grande muralha da China, Construção das Catedrais entre outros. Não se pode afirmar que havia métodos gerenciais para gerir esses empreendimentos até por conta da natureza religiosa e política dos projetos. Quando a natureza passa a ser empresarial, a preocupação com tempo e recursos mais escassos cria a condição para preocupar-se com a gestão dos projetos.
As primeiras menções na Literatura Daniel Defoe (1.697) relata que alguns projetos eram esporadicamente realizados de forma mais sistemática já em torno de 1.640.
“ Sistema americano de manufatura” ( American system of manufacturing – ASM ) Ao longo de meados do século XIX criou-se o padrão de desenvolvimento industrial americano em termos de práticas de produção e estrutura de força de trabalho. Interessante descrever as características básicas da manufatura inglesa e americana: Situação após Revolução americana (1.776) Caract. Da manufatura européia Caract. Da manufatura americana Séc. XVIII- Europa líder; Indústrias de pequena escala; James Watt – motor a vapor; Uso de materiais e