Resumo cap 6 kotler
Os fatores culturais são os que determinam os comportamentos e os desejos de uma pessoa, pois ao longo da vida ela absorve certos valores, percepções, preferências e comportamentos de diversas fontes. Também há a estratificação social, usando o sistema de castas ela classifica a sociedade em classes sociais a partir de valores, interesses e comportamentos similares da população.
Os fatores sociais envolvem grupos de referência, família, papéis sociais e status.
Os grupos de referência exercem influencia direta ou indireta nas atitudes ou comportamentos de uma pessoa. A família é o grupo mais influente no comportamento de uma pessoa, onde ela recebe orientação religiosa, política e econômica, além da noção de ambição pessoal, autoestima e amor. Também é definida a posição de cada pessoa nesses grupos, através de papéis e status. O papel consiste na atividade desempenhada por uma pessoa e cada papel carrega seu status, é isso que caracteriza os “símbolos de status” que conhecemos.
Os fatores pessoais são características pessoais, como idade, ocupação, situação econômica, personalidade, estilo de vida, entre outros. Devemos considerar as diversas mudanças na vida do consumidor, suas diferentes necessidades em cada fase da vida e a cada ocupação diferente, assim como seu poder aquisitivo. Sua personalidade ajuda a empresa a definir a personalidade da marca para que corresponda ao consumidor desejado. O estilo de vida é uma visão mais completa disso, envolvendo todas as atividades, interesses e opiniões do consumidor.
Os fatores psicológicos ajudam o profissional de marketing a entender o processo de decisão de compra do consumidor, através da motivação, percepção, aprendizagem e memória.
Na motivação existem três teorias diferentes, de Freud, Maslow e Herzberg, a motivação pode ser