Resumo cap 13 inflação
Inflação
1. Conceito de inflação
A inflação é definida como um aumento persistente e generalizado nos preços, aumentos contínuos de preços, não podendo ser confundidos com aumentos esporádicos.
As fontes de inflação costumam diferir em função das condições de cada pais como:
a) Tipo de mercado, que condiciona a capacidade de vários setores repassarem aumentos de custos aos preços dos produtos. b) Grau de abertura da economia ao comércio exterior: Quanto mais aberta a economia à competição externa, maior a concorrência interna reduzindo os preços. c) Estrutura de organizações trabalhistas: quanto maior o poder dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes acima dos índices de produtividade.
2. Inflação de demanda
Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de isso acontecer aumenta quando a economia está próxima do emprego pleno de recursos. Nessa situação, aumentando a demanda de bens e serviços, com a economia a todo vapor, conduz a elevação de preços.
3. Inflação de custos
Pode ser associado a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam.
As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são:
- Aumentos salariais: Um aumento nas taxas de salário que supere a produtividade da mão-de-obra acarreta um aumento dos custos unitários de produção, que são normalmente repassados aos preços dos produtos. Isso ocorre normalmente em setores que possuem sindicatos com grande poder de barganha.
- Aumentos do custo de matérias-primas: Ex: Crises de petróleo na década de 70, ao elevar o preço da matéria-prima provocaram um aumento nos custos de produção, em particular nos custos de transporte e de energia com base no diesel, que forçadamente foram repassados aos preços de produtos e serviços.
- Estruturas de mercado: A inflação de