Resumo Camisetas Viajando
FLÁVIA APARECIDA NOBRE SILVA
CAMISETAS VIAJANDO
UBERABA-MG
JUNHO-2013
Neocolonialismo.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/imperialismo.jpg
A imagem acima, Neocolonialismo, é uma crítica a um período recente da história em que os países industrializados, buscando novos mercados resolveram explorar regiões da África e Ásia como um pedaço gigante de pizza, assim mostrado na figura. Desconsiderando os povos que lá viviam. O documentário Camisetas Viajando deixa bem claro as consequências dessa intervenção.
O documentário mostra a história de um jovem comerciante de roupas de segunda mão vindas de países da America do norte e Europa e toda a história por trás dessa venda. Ele tem 19 anos e estudou até a 9° serie. Trabalha para trazer dinheiro para a família, manter os irmãos na escola, conquistar o sonho romântico de se casar com sua namorada, ter uma casa com água e energia elétrica e depois seu próprio carro e assim prosperar com o negocio das roupas.
As roupas veem de doações de caridade da America e Europa. São compradas por comerciantes que exportam e vendem essas roupas para pessoas como o jovem da história por R$0,20 o Kg em forma de pacotes com muitas roupas. Essas pessoas vendem essas roupas para toda a África. A documentarista então faz uma pergunta importante para a compreensão da situação: “A África sempre foi assim?”
O neocolonialismo na África durou até 1960 quando a maioria dos países tornou-se independentes. No começo a Zâmbia, o país do relato, conseguiu estabelecer uma economia crescente tendo até uma forte indústria têxtil. Porém com a crise do petróleo em 1973 o país despencou e precisou pedir empréstimo ao FMI (Fundo Monetário Internacional), que empresta dinheiro aos países em déficit. No entanto se o país não consegue pagar sua divida é imposta a eles políticas econômicas a fim de ajuda-los quita-la, foi o que aconteceu a Zâmbia. Essas são políticas