informatica
PASCAL
A linguagem Pascal se destina à programação de computadores. Esta linguagem foi desenvolvida por volta de 1968, por Niklaus Wirth, no Instituto de Informática da ETH, em Zurique, na Suíça. Desde então, as qualidades da linguagem PASCAL vêm sendo universalmente reconhecidas. Ela esta sendo considerada como a linguagem mais promissora para o ensino e utilização dos computadores nos anos vindouros. A criação da linguagem PASCAL teve por objetivo a obtenção de uma linguagem simples, capaz de incentivar a confecção de programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização de boas técnicas de programação. Suas características foram criteriosamente escolhidas visando permitir a obtenção de programas confiáveis, modularizados e bem estruturados, processáveis por compiladores compactos, eficientes e econômicos.
1 _ Estrutura Básica do PASCAL
PROGRAM Exemplo; VAR X, Y, Z : REAL; declaração de variáveis BEGIN { COMENTÁRIO } COMANDO 1 início da estrutura principal COMANDO 2 Comentário sobre o programa . bloco de comandos . . COMANDO n END. fim da estrutura principal
2 _ Identificadores São nomes escolhidos pelo usuário para representar endereços de memória onde vão ser alocadas informações, ou seja, são os nomes das variáveis. O PASCAL não atribui valor inicial as variáveis descritas no bloco de variáveis, por isso fica a cargo do programador a leitura ou atribuição de valores aos mesmos, no corpo do programa.
O nome da variável deve:
. ter como primeiro caractere uma letra ou ‘_’;
. ter como demais caracteres letras, dígitos, ou ‘_’;
. ter no máximo, 127 caracteres;
. não ser palavra reservada;
. não ter caracteres