Grafite a Arte Urbana.
“Título”
Grafite a Arte Urbana.
Trabalho acadêmico desenvolvido e realizado pelos alunos do 2º Semestre de Artes Visuais matutino da Universidade Uni Castelo.
Orientador: Prof º Francisco
São Paulo,Outubro 2013
Objetivo
A arte do grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) desde o Império Romano até os dias de hoje.Iniciamos as pesquisas via internet, para a elaboração do projeto definimos os seguintes materiais a serem utilizados.
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de mostrar o que é o grafite como o mesmo surgiu mostrando imagens,Suas curiosidades ,O vocabulário do grafite os principais grafiteiros,termos e gírias.E seus diversos estilos.
Apresentação
Este trabalho trata-se do projeto acadêmico desenvolvido e realizado pelos os alunos do 2º Semestre do curso de Artes Visuais.Define-se em explicar a arte do grafite,Iremos mencionar as principais conclusões sobre essa arte urbana que é uma forma de expressão que revela mensagens que refletem o contexto sócio-político histórico das sociedades. O grafite é uma de suas modalidades que tem conquistado espaço de destaque em estudos acadêmicos, em centros culturais e em projetos governamentais de inclusão social.O ato de inscrever frases nas paredes públicas está presente nas sociedades desde a pré-história, como as pinturas dos egípcios e os relevos mesopotâmicos, porém, segundo Nogueira (2009), seu conteúdo de protesto sócio-político surge na Antiguidade Clássica (VIII a.C. – V a.C.), na Pompéia, como forma de expressão das camadas desfavorecidas daquela sociedade. Desde então, o grafite e a pichação também tem o objetivo de transmitir mensagens de cunho político até a atualidade.
O grafite surge com a pichação, as duas modalidades usam o mesmo espaço, a cidade, e o mesmo material, a tinta. No entanto, são diferentes, apesar de muito próximas como expressão de subversão de valores e das normas estabelecidas.