Resumo BRICs
Aluno: Sidney Jose dos Santos
Grandes mudanças no cenário econômico brasileiro na década de 90 ocorreram com abertura do mercado de importações, sendo esta a linha de frente dessas mudanças. Tais fizeram com que o Brasil fosse notado no cenário internacional. Logo em seguida vieram as privatizações seguidas pelas fusões e aquisições tanto por empresas nacionais como empresas estrangeiras.
Com isso o Brasil se tornou uma economia as ser acompanhada mais de perto pelos economistas. O economista Jim O´Neill atento ao mercado, publicou o relatório intitulado ´´Building better global economic BRICs`` e com isso todos os mercados passaram a observar mais atentamente o crescimento econômico dos BRICs – Brasil, Russia, India e China – que detinham um crescimento acima da média mundial (exceto o Brasil que apresentava um crescimento modesto). Sendo que á época esses países detinham cerca de 23% da economia mundial.
Com isso o Brasil, através dos BRICs pode se juntar ao grupo da maior economia mundial, até então chamado de G-7.
O que isso significaria para o Brasil, é que passaríamos a ter ´´voz`` junto aos maiores mercados do mundo, mas para tanto o Brasil teria que cumprir com as expectativas depositadas pelos analistas.
O Brasil tinha problemas quanto a abertura do ao comércio, as taxas de poupança e investimentos baixos, divida pública e externa muito alta em relação aos outros países do bloco e somando a isso também haviam problemas de infraestrutura e educação, esse útil eu considero o maior de todos.
Para e economia mundial os BRICs significavam novos mercados as serem desbravados, com investimentos em seus mercados. Na realidade todos viam os BRICs como um pote de ouro no fim do arco-iris onde, dele poderia se tirar muito e por muito tempo já que analista faziam projeções fantástica para até 2050. Já para o Brasil seria uma oportunidade definitiva de entrar para o cenário internacional e assim atrair investidores ávidos por