RESUMO BLONDEL
Nicolas François Blondel era um engenheiro arquiteto, nascido em 1618 em Ribémont e morreu em Paris em 1686. Foi considerado o chefe da tendência conservadora na Querelle des anciens et des mordenes que comparava, no séc. XVII, o Classicismo e o Barroco.
Iniciou sua carreira no exército, onde aprendeu sobre fortificações. Em 1663 foi nomeado Engenheiro do Rei para a Marinha, supervisionando e construíndo fortificações em vários países europeus.
Em 1669 desenvolveu obras, como a de expansão urbana em Paris e a construção de pontes.
Blondel queria provar que existia beleza na arquitetura antiga, clássica, baseada nas ordens, e que era possível conciliar as boas características de estilos antigos ao estilo vigente da época, o Barroco, que trazia uma releitura da arte clássica, porém com mais racionalidade. Essa idéia foi difundida na Academia Real de Arquitetura e, como diretor, ele publica então o tratado Cours d'Architecture, que defendia os arquitetos clássicos. Além deste, Blondel publicou muitos outros livros, mas não se sabe muito sobre suas obras práticas, por isso é chamado de teórico e não engenheiro/arquiteto.
Ele acreditava na evolução da arquitetura e diz que para isso é necessário o aperfeiçoamento das técnicas e que a VARIAÇÃO é à base de toda arquitetura, lembrando que só os aspectos positivos deveriam ser assimilados.
As boas edificações não deveriam ter somente uma técnica de construção avançada, deveriam também ser funcionais, atendendo bem as necessidades de uso e conforto.
2- O renascimento, de origem italiana, chega a França no séc. XVI e começa a ser aplicado em diversas artes, inclusive na arquitetura. Com o passar do tempo, o estilo renascentista foi se adaptando ao modo de vida e de construção francês, porém, ainda possuía muitas características italianas. Um grupo de pessoas insatisfeitas com o renascimento, propõem a criação de um novo estilo que seja integralmente francês, que atenda às necessidades do país, sendo