Resumo: Bloco Temático 01- linguagens, tipos e gêneros textuais
Aluna Priscila Maciel
Turma CSP2AM
Linguagem e Comunicação
Linguagem é um conjunto de sinais de que o homem se serve para se comunicar. A comunicação humana é realizada de várias maneiras, por meio de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal e, principalmente, pela linguagem verbal e não-verbal. A linguagem verbal utilizada por toda uma comunidade é chamada de língua. Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal. A língua é um sistema de símbolos vocais pelo qual um grupo social se comunica. É portanto, uma variante da linguagem. A língua é uma convenção social, estabelecida pela sociedade que a utiliza, e cada língua possui seu próprio sistema de regras e convenções (vinculado ao uso da comunidade que a utiliza).
Uma língua é realmente rica e possui uma quantidade suficiente de sinais para que seus usuários possam expressar o maior número de ideias com facilidade. O povo utiliza a língua na medida de suas possibilidades educacionais e de seu meio de aquisição; a literatura expõe-lhe toda a riqueza em potencial. O homem é um ser social, comunicativo. É por meio da linguagem que ele expressa suas ideias e seus juízos. Não há dúvidas de que a origem da linguagem remonta à própria origem do homem. O homem, sendo um animal social, é por natureza um animal que fala. A língua é um elemento social da linguagem. Cada língua nasce de uma convenção dos membros de uma sociedade. Esses membros têm de conhecer os sinais convencionais para se comunicarem. O conjunto de regras de uma língua é estudado pela Gramática.
A necessidade de se comunicar é intrínseca ao homem, que vive em permanente interação com a realidade que o cerca e com os outros seres humanos, dividindo sua visão de mundo e trocando experiências por meio de um sistema organizado por sinais: a linguagem. A comunicação humana é um processo