resumo biografia e obras aristóteles
Aristóteles, importante filósofo grego, discipulo de Platão, nasceu em Estagira no ano de 384 a.C., sua família estava vinculada por tradição à medicina. Sua vida sempre foi marcada pela cultura helênica e pela política da Macedônia. Com cerca de 18 anos, mudou-se para Atenas, onde ingressou na Academia platônica, contrapondo ao matematismo da Academia o espírito de observação e a índole classificatória, que constituem os traços fundamentais do pensamento aristotélico. Pelo fato de sua família estar ligada a medicina, isso poderá ter influenciado Aristóteles no seus gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza.
Após Platão já ter falecido, e Aristóteles abandonado a Academia, Filipi convoca Aristóteles para educar seu filho Alexandre. Filipi é assassinado e então Alexandre o Grande, discípulo de Aristóteles, assume o poder. Após isso Aristóteles volta a Atenas e funda uma escola que se torna um centro de adiantados estudos e onde os mestres se distribuiam de acordo com suas especialidades, sua escola foi chamada de Liceu.
Depois da morte de Alexandre o Grande, Aristóteles ficou mal visto pelos antimacedônicos, que o consideravam politicamente suspeito. Foi acusado de impiedade e se refugiu em Cálcis, onde morreu em 322 a.C.
OBRAS
Aristóteles realizou dois tipos de obras, as destinadas ao público, que eram escritas de forma mais dialética e as escritas filosóficas e científicas que eram para os alunos do Liceu. O seu conjunto de obras "Corpus aristotelicum" é sistematicamente dividido, nele constam tratados sobre lógica, retórica, natureza, alma, ética, poética, política entre outros, segundo Trubilhano (s.d). Sobre esses e diversos outros estudos Aristóteles produziu estudos, classificações e normatizações. Ele foi o primeiro a criar um sistema totalizante na filosofia ocidental, abrangendo a moral e a estética, lógica e ciência, política e metafísica.
São as suas obras:
- Organon: que incluem Categorias, Sobre a