Resumo Barroco
CONTEXTO HISTÓRICO
Surgiu no Século XVII, alcançando extraordinária repercussão na Península Ibérica. Por essa época, a Ibéria foi sacudida pelo movimento da Contra-Reforma, com o qual a Igreja Católica tentou recuperar o prestígio e o poder político abalados pela Reforma de Martinho Lutero. O Século XVII, deste modo, será marcado - pelo menos, na Ibéria - por um forte conflito de mentalidades contrárias: de um lado, o Misticismo imposto pela Contra-Reforma; de outro lado, as repercussões do Humanismo Renascentista do século anterior. O Barroco surgiu inicialmente nas artes plásticas, e no Brasil, a obra de Aleijadinho representa muito bem esse aspecto.
CARACTERÍSTICAS DO ESTILO BARROCO
Origem do termo “Barroco”: Barroco era uma pérola de superfície irregular o que simbolizava a essência do estilo: Barroco implica a perda da clareza, da harmonia e da simplicidade, originando o culto das distorções e dos adornos, é a complicação estilística.
Teocentrismo: Os temas religiosos são quase obrigatórios. Paixão pelo Divinoe desprezo pelo Humano: o homem, o “vil pecador”. Daí o misticismo: preocupação com os “mistérios” da fé e da existência.
Dualismo, Bipolaridade ou Fusionismo: É a coexistência de valores opostos, conseqüência, talvez, do conflito de mentalidades existentes na cultura do século XVII na Ibéria. Os textos contrapõem realidades antagônicas: Deus X Diabo, Matéria X Espírito, Bem X Mal. Duas figuras refletem com frequência essa dualidade: A Antítese e o Paradoxo.
A Transitoriedade: Predomina a concepção filosófica da fugacidade de todos os valores terrenos, a passagem de todas as realidades humanas. Como conseqüência, muitas vezes, encontramos uma ânsia apaixonada por aproveitar o momento presente, pois este é fugaz.
Subjetivismo: O Barroco desenvolve uma arte pessoal, sentimental, apaixonada, em que o desequilíbrio substitui a simetria. Surge a procura da “idéia rara”, a tentativa de explicar as realidades de forma inusitada e/ou fantasiosa.