RESUMO AVALIA O PSICOL GICA INFANTIL
Avaliação Psicológica da Criança (Aula 1)
Pontos para discussão
.Avaliação Psicológica é:
Prática específica do psicólogo, pois só ele pode aplicar testes;
Seu objetivo é dar um diagnóstico que mostre o que a criança é capaz de fazer além de nossa compreensão sobre as dificuldades dela, além de mostrar o que ela pode melhorar;
Descrição e compreensão do indivíduo são dois pontos de apoio para planejarmos a intervenção. Compreendemos a criança compreendendo os diversos fatores e histórias que ela carrega (contexto de vida). A descrevemos com estratégias de coletas de dados. É preciso também usar mesclas teóricas para sustentarmos o diagnóstico final;
É processual, pois focamos nos diferentes aspectos, processos e tempo que levamos para fazermos a avaliação;
Realizada a partir de um problema, uma queixa, uma questão posta;
Situação de papéis bem definidos não devemos confundir, somos psicólogos, profissionais coordenando o trabalho com ética, naturalidade, cuidado para não invadir o espaço da criança.
Qual nosso “alvo” de avaliação? A criança.
Quem convive com elas ? Quem trabalha com elas ?
Stuart Hart, presidente da ISPA (International School Psychology Association) e professor da Universidade de Indiana: “quando somos questionados sobre nosso amor pelas crianças, a primeira resposta é “sim”, eu amo crianças”, mas qual a extensão desse amor ? A criança surpreende pela sua inocência, sua capacidade de inquirir, sua doçura, sua singularidade, seu potencial expandido”.
Gustavo Adolfo Mello Neto, U. E. de Maringá, em sua pesquisa “Pensamento do Adulto sobre a Criança”, 1998, disse: “... a criança supõe uma espécie de espelho ou prancha projetiva para o adulto e a sociedade...”.
Janosz Korczak, médico e educador polonês: “... os adultos costumam olhar as crianças com olhos de adulto ... e cansa-nos a relação com a criança, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão...”.
Descer, rebaixar, inclinar-se, curvar-se