resumo aula tema 3
Resumo
Aula-tema 03: A Linguagem Visual
As imagens visuais produzidas e divulgadas pela mídia ocupam um grande e importante espaço no nosso consciente e inconsciente. “Podemos dizer, sem medo de exagerar, que vivemos em uma verdadeira “civilização da imagem” (CASTRO, 2011, p. 34).
As imagens divulgadas pela mídia são produzidas para influenciar aqueles que as consomem. Tais imagens carregam em si informações que já foram processadas pelas pessoas em outras épocas. É como se cada imagem carregasse muitas mensagens entendidas pelas pessoas de um modo geral, uma espécie de coletividade. Um exemplo desse fato é ver a maçã como o fruto proibido.
Uma imagem nos desperta novas interpretações que se somam a significados antigos. As imagens podem ser estáticas ou em movimento. As estáticas são chamadas de pictografia e fotografia. As em movimento relacionam-se ao cinema, à televisão e às animações.
A Pictografia consiste na representação de objetos por meio de desenhos e pinturas. Podemos dizer que a linguagem pictográfica é icônica, pois representa fielmente o objeto desenhado ou pintado. Pinturas concretas de pessoas, animais, paisagens e objetos são exemplos de ícones, como as fotografias.
Na Pré-História, as pessoas já retratavam fatos cotidianos por meio das pinturas nas cavernas. Porém, a pictografia evoluiu e passou a apresentar valores abstratos além da representação de fatos e objetos concretos. Um bom exemplo de pictografia que mescla figurativo com abstrato são as pinturas feitas por Michelangelo no teto e no altar da Capela Sistina, no Vaticano, onde Deus e Adão aparecem carregados de valores abstratos que empregamos quando pensamos em suas figuras.
Com o surgimento da fotografia, a pictografia se centrou cada vez mais nos aspectos abstratos, retratando muito mais a visão dos autores sobre um tema que os fatos propriamente ditos. Pinturas abstratas se centram nos sentimentos e na visão de mundo