portifolio
Portfólio N° 03 Caso das lojas Renner
:: Portfólio
OBJETIVO
Interpretação de um texto econômico - financeiro sob o olhar contábil
ORIENTAÇÃO
Caro aluno,
Para o desenvolvimento deste portfólio é necessário:
Observar a formatação padrão do ENIAC;
Consultar o livro texto indicado (disponível na biblioteca);
Este portfólio poderá ser elaborado em até, no máximo, grupo de quatro alunos; todavia, cada aluno deverá entregar um portfólio, o seu portfólio e emitir conclusão/parecer próprio.
As conclusões/pareceres semelhantes terão nota “zero”.
Atenção: EBITDA: sigla em inglês. Tradução literal: “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” Para se chegar ao EBITDA de uma empresa é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesa operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, aluguéis, ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efetiva liquidez da empresa. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/EBITDA , 12/01/10, 17h00min).
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração financeira imprescindível para a elaboração do Balanço Patrimonial. Deve, inclusive, preceder o levantamento deste último. Através da DRE zeram-se as contas de resultado (ou diferenciais) que são convertidas a um único valor: “-lucro ou prejuízo-“ cujo saldo integrará o Balanço Patrimonial.
A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo que apresenta, dentro de certa ordenação, os saldos finais dos movimentos do sistema das contas de resultado. A DRE