Resumo Aula de Campo Repteis
DE
UBERLÂNDIA
Curso de graduação em ciências biológicas
Disciplina: Vertebrados II
Professor: Vera Lúcia de Campos Brites
Discente: William Cruvinel Fraga - 11221BIO041
Nome da prática: Visita técnica ao setor de répteis da UFU
Data de realização: 08/01/2015
Objetivos da visita:
A visita realizada ao setor de répteis da UFU, um laboratório que abriga muitos exemplares de tartarugas, cágados, serpentes peçonhentas e não peçonhentas entre outros répteis teve como objetivo o conhecimento do local onde se encontra esse exemplares para fins de pesquisas científicas, localizado no bairro Umuarama, atrás do bloco 2D. A visita foi uma extensão da aula que a professora ministra aos alunos na matéria de Vertebrados II, funcionando como uma aula prática e uma revisão dos conceitos aprendidos em sala de aula.
A visita ao setor
Foi iniciado a atividade, com a explicação do estagiário do setor Alexandre, falando sobre os Chelonoidis carbonária também conhecido popularmente como os jabutis, falando sobre o casco e sua resistência que lhe confere defesa, mostrando que o animal não possui ouvido externo e possui ouvido interno, para a proteção da cabeça ele retrai a cabeça em formato de “S” para dentro do casco. Foi dito alguns procedimentos de alimentação destes animais que são onívoros que se alimentam de produtos de origem animais e vegetais, no setor os técnicos e responsáveis colocam casca de ovo batido para complementar a dieta de cálcio destes animais, enfatizando que não se deve alimentá-los com alface pois causa diarreia a esses animais, assim como a uva e o tomate dão cálculo renal.
Foi mostrando também o “tartanhan” uma espécie de tartaruga exótica chamada popularmente de tartaruga mordedora, Chelydra serpentina é o seu nome científico, uma espécie onívora. A professora nos mostrou as cavidades da boca do animal e um tubo que quando o animal abre a boca, esse tubo abre e fecha que é a glote, possuindo palato secundário