Resumo Aula 1 História na Educação- Licenciatura em Pedagogia (CEDERJ)
CIVILIZAÇÃO E CULTURA
1. Ato, processo ou efeito de civilizar(-se).
2. Estado ou condição do que se civilizou: povos que se encontram num estado avançado de civilização.
3. O conjunto de características próprias à vida social coletiva; cultura.
4. Processo pelo qual os elementos culturais concretos ou abstratos de uma sociedade (conhecimentos, técnicas, bens e realizações materiais, valores, costumes, gostos etc.) são coletiva e/ou individualmente elaborados, desenvolvidos e aprimorados.
5. Por extensão: O estado de aprimoramento ou desenvolvimento social e cultural assim atingido.
6. Por extensão: Tipo de sociedade resultante de tal processo, ou o conjunto de suas realizações; em especial, aquele marcado por certo grau de desenvolvimento tecnológico, econômico e intelectual, considerado geralmente segundo o modelo das sociedades ocidentais modernas, caracterizadas por diferenciação social, divisão do trabalho, urbanização e concentração de poder político e econômico: a civilização egípcia; a civilização helênica.
Em um passado não muito distante, a vida no campo era bem mais rústica do que na cidade. A distância entre os homens, o relativo isolamento dos seus habitantes e a falta de espaços de sociabilização faziam com que a vida social fosse mais “rala”. Já nas cidades, pela falta de espaço, pela necessidade de encontros permanentes entre seus moradores, a sociabilização era mais densa: as pessoas se viam mais e trocavam informações constantemente. Aquilo que chamamos hoje desenvolvimento, de forma geral, está ligado às cidades. Perceberá que as sociedades rurais e os países que não apresentam alto índice de urbanização são considerados não-desenvolvidos. Isso se deve ao fato de que, nas sociedades rurais, o isolamento parcial dificulta o acesso aos recursos tecnológicos e intelectuais que marcam o conceito de desenvolvimento.A palavra civilização, então, indica sociedades que