RESUMO Aspectos pol ticos e econ micos da circula o do livro did tico de Hist ria e suas implica es
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
- A circulação do livro didático no Brasil depende das condições da mercadoria, ou seja, leis de mercado e características de uso educacional.
- Função que o livro didático adquire no contexto escolar:
“São os livros didáticos que estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo” Apple.
Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe o livro didático.
Livro didático é um instrumento importante no ensino e aprendizagem formal que, apesar de não ser o único, pode ser decisivo para a qualidade do aprendizado resultante das atividades escolares.
Para ser considerado didático, um livro precisa ser usado de forma sistemática no ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina escolar.
Uso do livro concretiza-se na prática da sala de aula, com sujeitos específicos, em condições sócio-históricas adequadas, unindo-se a outros recursos (quadro de giz, slides, etc..)
- As relações concretizadas no processo de circulação do livro didático permite descobrir as relações extra-escolares, inerentes ao livro, relações organizacionais e interpessoais entre indústria editorial, políticas públicas e instituição escolar.
- Comercialização do livro didático: seleção é feita na escola sujeitos envolvidos na seleção do livro interferência no currículo
3 instâncias de envolvimento: grandes editoras, estado e escola.
Ações governamentais e dados referentes aos livros de História
- 2004: políticas públicas para os livros didáticos são representados pelo PNLD
Aquisição e distribuição universal e gratuita
Planejamento, compra, avaliação e distribuição
Realiza-se pelo FNDE
- Circulação de livro didático no Brasil é enorme: educação escolar é um sistema que acontece de forma simultânea, gradual e universal, sendo o livro didático parte