Resumo:as expressões ideoculturais da crise capitalista na atualidade e sua influência teóricopolítica (ivete simionatto)

821 palavras 4 páginas
Mª do Carmo
Gestão Social é a gestão das ações sociais públicas. É a gestão das necessidades e demandas dos cidadãos. Os programas sociais, as políticas sociais e os projetos são canais e respostas a estas necessidades e demandas - que surgem dos fatores macrossociais e econômicos, estruturais do sistema vigente e que pressionam por novos modos de gestão da política social, - são reconhecidas como legítimas, constituindo-se em direitos e estes se apresentam como fundamento da política pública, estas se efetivam quando se constituem em interesse do Estado.
Porém a cidadania de todos continuam na pauta das lutas políticas, pois as desigualdades sociais não desapareceram e continuam presente entre os destituídos de direito.
As prioridades das políticas públicas nascem na sociedade civil, mas são decididas pelo Estado. Portanto estão em constante tensão. Vão ter atenção do Estado a medida em que os grupos e movimentos da sociedade as demandam rigorosamente (adensando as forças e pressões, introduzindo-as na área política).
Gestão Social no WelfareState: Gestão centralizada no Estado-Nação; políticas sociais universalistas, processadoras de serviços padronizados, inspirados nos ideais igualitarista de atenção aos cidadãos; gestão hierarquizada e setorização da política social; consolidação da sociedade salarial, com a generalização e mundialização da figura do trabalhador assalariado; primazia do Estado regulador.
80-90- tendência ao desmonte do propósito essencial da política social de direito: sua oferta universalista e distributivista.
A gestão social na onda neoliberal: Estado mínimo. Mercado que tem que regularizar, surgindo privatizações. WelfareState dualizado, ou seja, o mercado cuida dos que tem poder de compra e deixa mais vulneráveis sob a responsabilidade das instituições locais, municípios ou pela solidariedade privada, voltada para atender precariamente os marginalizados.
Duas ordens de tensão movimentam e formatam a gestão da política social

Relacionados