Custeio de Produção
_______________________________________________________________
RESUMO Os métodos e técnicas de custo da produção devem permitir a criações de diferentes visões de custos a partir das necessidades dos usuários. As quatro visões básicas são a competitiva, a estratégica, a operacional e a financeira, refletindo os horizontes de futuro-presente-passado. O objetivo deste estudo de revisão de literatura foi analisar a importância dos métodos e técnicas aplicados nos custos da produção. O estudo demonstrou que cada instituição deve levar em conta vários fatores para a definição de seu método de custeio, pois a informação sobre os custos da empresa são fundamentais pra sua sobrevivência no mercado.
Palavras-Chave: produção, custo, faturamento.
_______________________________________________________________
1. INTRUDUÇÃO
Um sistema de custo é composto por um princípio geral e métodos de custeio. O princípio está relacionado à definição das informações mais adequadas à organização. Em geral, o princípio orienta a análise das parcelas de custos diretos e indiretos que devem ser levados em consideração. Os objetivos para a determinação do método de custeio do material variam de acordo com a necessidade da empresa. Como exemplos, temos a avaliação de estoques e auxílio ao controle e a tomada de decisões. Estes métodos de custeio tratam dos gastos da área operacional, ou seja, de todo o processamento, desde a compra e transformação da matéria-prima até a entrega do produto final.
A variação da demanda e produção de um bem ou serviço tem impacto sobre os custos de produção (custos variáveis). Estes valores são repassados ao preço final, que consequentemente também varia de acordo com a demanda do mercado.
.
2. COMPONENTE DOS CUSTOS
O custo para produção de um serviço é gerado com a necessidade da produção, e não existe sem ela. Em geral, os custos para a produção de bens ou serviços compreendem em:
Custo da aquisição da