Resumo Artigos De Previs O De Demanda
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
RESUMOS: ARTIGOS PREVISÃO DE DEMANDA
Sobral
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
Francisco Cristiano Feijão
Trabalho apresentado como quesito de auxilio para a 1ª avaliação da disciplina de Logística empresarial, ministrada pela Prof. Marilda Rocha no Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Sobral
2012
INCORPORAÇÃO DE JULGAMENTO NA PREVISÃO DE DEMANDA
A principal atividade do planejamento da demanda é a construção da previsão de demanda. Nesse contexto, é necessário considerar além do ambiente interno da organização, o ambiente externo e suas ameaças, possíveis oportunidades e desafios.
Analisaremos aqui, a introdução do julgamento na previsão da demanda. Atualmente metade das previsões utiliza dados quantitativos e julgamento de especialistas para elaborar as previsões com o intuito de aumentar a qualidade das previsões.
É importante ressaltar que nesse caso de julgamento, os especialistas que o farão precisam ter domínio de conhecimento para distinguir quais as informações para o processo de jugar.
O julgamento deve ser utilizado em três situações: a) quando existe uma grande quantidade de informações relevantes; b) quando se supõe que os previsores possuem estas informações; c) quando os especialistas não possuem valores predeterminados de previsão (vieses). Ainda podemos destacar que, de forma geral, existem três caminhos para incorporação do julgamento:
O julgamento pode informar quais dados são relevantes para a tarefa de previsão;
O julgamento pode influenciar sobre o método estatístico de previsão a utilizar;
O julgamento pode ser incorporado diretamente na previsão.
Os dois primeiros caminhos edificam a construção do modelo de previsão. O terceiro caminho tem influência de informações contextuais disponíveis no