RESUMO ARTICULAR
As articulações móveis dividem-se em: Sinoviais, Cartilaginosas e Fibrosas. As articulações fibrosas são caracterizadas por possuir tecido conjuntivo fibroso como o "cimento" que vai unir um osso a outro. Elas ainda podem ser classificadas em três: Suturas, Sindesmose e Gonfose. As articulações cartilaginosas, como próprio nome já diz, possuem como material interposto cartilagem. Porém, dependendo do tipo de cartilagem que compõe a articulação, elas poderão ser classificadas em Sínfises e Sincondroses. As articulações sinoviais são caracterizadas por permitirem grandes movimentos. Possuem como material interposto o líquido sinovial. Podem ser: Planas, Em sela, Esferoides, Gínglimo, Condilar, e Trocoide.
Existem vários tipos de articulações, mas as mais presentes em nosso corpo são as sinoviais, que podem ser classificadas conforme a quantidade de movimento permitido, tipo e tamanho dos ossos, formas de contato entre as superfícies articulares, e planos e eixos de movimento. Nos membros superiores as principais articulações são: ombro, cotovelo, punho e mãos. Já nos membros inferiores destacam-se: quadril, joelho, tornozelo e pé. Existem também as articulações da coluna vertebral e da pelve.
Nos vertebrados superiores, as articulações móveis possuem um revestimento de cartilagem e apresentam bolsas de fluido lubrificante. Estas bolsas funcionam como amortecedores do impacto entre as articulações. Estão localizadas entre a pele e o osso, entre os tendões e os ossos, entre os músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos.
Portanto a função do sistema articular é amortecer o impacto, propiciando uma proteção aos ossos, dar mobilidade e estabilidade para os