Resumo Arquitetura Al M Do Edif Cio
A ARQUITETURA E A CIDADE
Pensar arquitetura é pensar não apenas o projeto da construção do edifício em si. Não é difícil ver que nas metrópoles brasileiras que a maior relação do prédio com seu entorno tem sido o isolamento, seja nos novos e caros lançamentos de edifícios comerciais ou na proliferação de shoppings centers e condomínios que se isolam e criam seus próprios equipamentos ignorando os espaços da cidade.
Um belo projeto de arquitetura não é apenas um prédio esteticamente chamativo, mas é um edifício que pode ser usufruído e dar mais qualidade para o ambiente onde ele está, e não tirar sua qualidade.
Alguns exemplos de arquitetura e sua inserção numa escala maior:
A começar pela Praça de São Pedro, a mais importante praça da cristandade, é um exemplo das intervenções barrocas no espaço construído, tomado pelo casario medieval, em Roma. Uma digna obra completa de arquitetura e arte. No fim do século XVI e o século XVII constituíram intervenções que fizeram o edifício expandir para um universo que continha também à cidade de Roma. A planta central da basílica renascentista foi alterada, trazendo-a para a praça.
O Rockfeller Center, em Nova York, é outro exemplo de arquitetura conectada com seu entorno urbano. Uma obra bastante visada pela população e turistas. Com centro de arte, sala de espetáculo e a famosa pista de patinação em sua praça que atrai não só os turistas, mas também os moradores.
Como outro ícone da arquitetura o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é sem dúvida um marco no desenho urbano. Lina Bo Bardi projetou o edifício que abrigaria o acervo pensando profundamente em seu entorno, já que pousos sabem que sua aparência única é fruto quase que totalmente de uma profunda pesquisa sobre a relação entre o museu e a cidade. É uma obra de arquitetura memorável ao garantir a visão do Centro, ao criar um espaço livre para a população e também por seu visual moderno, uma caixa de vidro que, originalmente, convida quem