Os Pais Da Administra O
Curso de Administração
Disciplina ADM 165 (Introdução a Administração)
Professora: Sônia Mesquita
Aluno: Juan Marques
Turma: 641
OS PAIS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO MODERNA
ADAM SMITH (1723-1790)
Viveu no século das Luzes, século XVIII, sendo contemporâneo dos teóricos do Iluminismo, movimento que exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual dos países ocidentais. É conhecido como o pai da economia moderna, o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Autor do livro Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, conhecido mais simplesmente como A riqueza das nações, onde expõe que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental (Estado mínimo). Assim, a competição levaria à queda dos preços e constantes inovações tecnológicas. Atuando dessa forma o mercado seria regido como se por uma mão invisível que o regularia automaticamente sempre chegando à sua máxima eficiência. A riqueza das nações tornar-se-ia uma das obras mais influentes no mundo ocidental, uma vez que foi uma grande contribuição para o estudo da economia e para torná-la uma disciplina independente.
FREDERICK TAYLOR (1856-1917)
Graduou-se em Engenharia Mecânica no Stevens Institute of Technology, Taylor é considerado o pai da gestão científica e é também conhecido como idealizador da Teoria Clássica da Administração (em paralelo ao estudo de Henri Fayol), sua proposta era se utilizar de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Taylor desenvolveu formas de aperfeiçoar a desempenho dos trabalhadores baseado em análises temporais das tarefas individuais, para ele uma vez identificadas todas as etapas de uma tarefa, podia se determinar um tempo indicado para sua execução tornando a rotina de produção quase mecânica.
Segundo Taylor a função principal do gestor era planejar e controlar, portanto Taylor defendia a supervisão dos trabalhos por parte dos gestores,