St
O Mundo de Sofia
Quem foi ?
Aurélio Agostinho posteriormente chamado de Santo
Agostinho, nasceu em Tagaste (Norte da África), no dia 13 de novembro de 354. Filho de Patrício, um pagão e Mônica uma cristã fervorosa.
Aos 16 anos se muda para Cartago, onde se vê seduzido pela sua boemia e pelos teatros. Na mesma época inicia sua formação filosófica ao ler “Hortênsio” de Cícero.
Tomado por vontade de verdade, procura nas escrituras sagradas, uma resposta para os problemas da filosofia.
Frustrado, parte para a leitura Maniqueísta e aos 20 anos entra para uma seita, nela opunham-se o BEM e o MAL, e combinava elementos de uma religião antiga persa, com outras ancestrais, além do cristianismo. Doutrina esta que ele seguiu por 9 anos.
Após este percurso, começou a dar aulas de Retórica e iniciou seus estudos em astrologia. Então parte para Milão, local este que marca sua conversão e abandono do Maniqueísmo.
Quem foi ?
No ano de 375 retorna a Tagaste, onde lecionou durante 1 ano. E mais tarde à Cartago novamente, abre uma escola de Retórica onde continua no magistério por 8 anos.
Em 383, muda-se para Roma, onde consegue uma Cátedra e leciona de 384 à 386.
Morte
Na primavera de 430, uma tribo convertida ao arianismo, invadiu a África romana e cercaram
Hipona, que já estava muito doente. Agostinho passou seus últimos dias em oração e penitência, com salmos pendurados nas paredes de seu quarto para que pudesse lê-los. Antes de morrer, ordenou que a biblioteca da igreja de Hipona e todos os seus livros fossem cuidadosamente preservados; faleceu finalmente em 28 de agosto de 430 . Logo em seguida, os vândalos desistiram do cerco, mas retornaram tempo depois e incendiaram a cidade, mas atendendo o pedido do Santo, a catedral e a biblioteca de Agostinho ficaram intactos. Por aclamação popular Agostinho foi canonizado e depois reconhecido como Doutor da Igreja pelo papa
Bonifácio VIII em 1298.
Influências
Agostinho de Hipona foi principalmente influenciado