RESUMO APOSTILA DRENAGEM URBANA x BACIA HIDROGRÁFICA
As bacias hidrográficas são unidades ambientais nas quais se podemobservar as relações existentes entre os diversos recursos - principalmente os hídricos - e os demais elementos que compõem uma determinada área da superfície terrestre, esta pode ser entendida como um conjunto de terras drenadas por um curso d’água ou por um sistema interligado de cursos d’água, descarregados através de uma única saída.
O sistema de drenagem deve ser entendido como o conjunto de infra-estrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das aguas superficiais, inclui também a hidrografia e os talvegues.
É dividido em dois sistemas:
Microdrenagem: São estruturas que conduzem aságuas do escoamento superficialpara as galerias ou canais urbanos.São estruturas que conduzem aságuas do escoamento superficialpara as galerias ou canais urbanos.
Macrodrenagem: São dispositivos finais responsáveis pelo escoamento final das aguas pluviais provenientes do sistema de microdrenagem
Estes são sistemas preventivos de inundações principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos.
A principal causa das enchentes deve-se à ocupação desordenada do solo, não só no território municipal como também a montante em toda a área da bacia de contribuição, e ao sistema de drenagem urbana que transfere osescoamentos para jusante, sem qualquer preocupação com a retenção devolumes escoados. Um sistema de drenagem eficiente é o que drena osescoamentos sem produzir impactos nem no local nem a jusante.
HISTÓRICO
Historicamente a hidrologia urbana pode ser dividida em 3 fases :
Higienismo: onde a grande preocupação era eliminar rapidamente os focos de agua parada ou empoçada que representavam grande ameaça a saúde publica.
Racionalista: avanço nos cálculos hidrológicos, criação do método racional para dimensionamento de obras hidráulicas. Construiram canais urbanos