MISTURA E SOLUBILIDADE
MISTURA E SOLUBILIDADE
Grande parte das substancias encontradas no dia-a-dia são misturas que sob o aspecto macroscópico apresentam-se com o aspecto homogêneo (uma única fase) ou heterogêneo (mais de uma fase). As misturas homogêneas são chamadas de soluções. Alguns exemplo cotidianos de misturas são: ar (mistura de vários gases), o latão (mistura de zinco e cobre), os fluidos que compõem o nosso corpo e a água que bebemos que contém sai e gases dissolvidos.
As soluções podem ser líquidas, sólidas ou gases. Cada substância da solução é denominada componente. Geralmente o componente em maior quantidade na solução é chamado de solvente, os outros componentes são chamados de solutos. Alguns exemplos de soluções estão apresentados na Tabela 1.
Estado da solução
Gás
Líquido
Líquido
Líquido
Sólido
Sólido
Sólido
Estado do solvente
Gás
Líquido
Líquido
Líquido
Sólido
Sólido
Sólido
Estado do soluto
Gás
Gás
Líquido
Sólido
Gás
Líquido
Sólido
Unesp/Redefor • Módulo IV • Disciplina 08 • Tema 1 - box 2
Box 2
Exemplos
Ar
Oxigênio em água
Álcool em água
Sal em água
Hidrogênio no paládio
Mercúrio na prata
Prata em ouro
Tabela 1: Exemplo de soluções (BROWN, 2005).
1. O Processo de Dissolução
Uma solução é formada quando uma substância se dispersa uniformemente em outra. Sabemos que as substâncias no estado líquido e sólido sofrem forças atrativas intermoleculares
1
box
as soluções se formam quando as forças atrativas entre as partículas soluto-solvente produzem módulos comparativos em magnitude, com as forças existentes entre solvente-solvente e soluto-soluto. Quando temos uma solução de NaCl em água, as interações íon-dipolo são suficientemente fortes para tirar os íons da sua posição do cristal.
As interações entre moléculas de soluto e solvente são conhecidas como solvatação. Quando o solvente é a água, as interações são conhecidas como hidratação.
O cloreto de sódio se dissolve em água, pois as