Resumo antibióticos
Histórico
• O fundador da quimioterapia foi o alemão Paul Ehrlich (1ª metade do século XX), introduziu as arsfenaminas para o tratamento da sífilis. • Alexander Fleming descobriu a penicilina (1929), introduzida em 1940. Observou que colônias de Staphylococcus aureus situadas nas imediações do fungo Penicillium notatum eram destruídas, concluiu assim que o fungo produzia uma substância bactericida. • A primeira droga usada para tratar para tratar infecções foi a sulfonamida (1935), descoberta pelo médico alemão Gehard.
Quimioterápicos são antibacterianos sintéticos e antibióticos são produzidos por micro-organismos, principalmente fungos e bactérias. Os principais fungos produtores de antibióticos são Penicillium, Aspergillus e Cephalosporium; as bactérias são Bacillus e Streptomyces.
I. Principais grupos de Antibióticos
1. Beta-lactâmicos
Estrutura: Apresentam o anel beta-lactâmico
Mecanismo de ação: Inibem o crescimento do peptideoglicano, interferindo com a função das diversas enzimas que participam da etapa final de sua síntese e indiretamente aumentam a atividade das autolisinas, responsáveis pela lise bacteriana.
a) Penicilina
Estrutura: Todas são derivadas do ácido 6-amino-penicilânico, a diferença entre as várias penicilinas está no radical R. Em sua estrutura há o anel beta-lactâmico e o anel tiazolidínico. • Penicilina G (benzilpenicilina)
Uso parenteral (benzetacil)
Espectro de ação: Cocos e bacilos gram +, cocos gram – e espiroquetas.
Não possui atividade satisfatória contra os bacilos gram -
Indicação: Infecções causadas por Streptococcus, Neisseria, Listeria, Treponemas, Barrelias, Leptospiras e bactérias anaeróbias (como Actinomyces spp. e Clostridium spp.)
Vantagens: Baixa toxicidade e baixo custo
Desvantagem: Vida média curta • Penicilinas de amplo espectro
Ex: Ampicilina (parenteral) e amoxicilina (oral)
Espectro de ação: Cocos e bacilos gram + e -, Enterococos, Listeria, H.