Resumo Ansiedade
Define-se resumidamente ansiedade por uma reação normal do nosso organismo quando enfrentamos algumas situações que podem nos deixar com medo, dúvida ou nos criar alguma expectativa. A ansiedade é normal, e funciona como um tipo de sinal para uma pessoa que está se preparando, por exemplo, para um novo desafio.
O transtorno em si, da ansiedade, define-se pela preocupação excessiva, uma ansiedade excessiva que ultrapassa as características de ansiedade de um indivíduo normal. É um transtorno sempre persistente, difícil de ser controlado e que resulta em vários outros sintomas, como insônia, fadiga, dificuldade de concentração, entre outros. O transtorno da ansiedade generalizada – também conhecida como TAG – não só possui sintomas fisiológicos, porém também afetam diretamente com o nosso psicológico, com a nossa vida social e em nossa qualidade de vida, pois atrapalham no dia a dia. O TAG pode afetar todas as faixas etárias e ambos os gêneros.
Os sintomas do transtorno variam para cada indivíduo, mas além dos que já foram citados, existem também alguns como a taquicardia, sudorese excessiva, aumento da pressão arterial, náuseas, dores musculares, aperto no peito, falta de ar, dor de cabeça e alteração nos hábitos intestinais.
O diagnóstico leva em conta diversos aspectos sobre o paciente para que seja um diagnóstico mais completo possível. Pode ser considerada, toda a história de vida do paciente, os critérios clínicos e quando necessário até mesmo a realização de alguns exames complementares. É preciso ter o cuidado na hora do diagnóstico final, já que os sintomas podem ser bastante comuns, para se estabelecer o paciente com o diagnóstico correto, como exemplo, diferente de toc ou síndrome do pânico.
O tratamento do TAG pode ser feito através de medicamentos, sempre sob orientação medica, e com acompanhamento de uma terapia comportamental cognitiva.
O modelo experimental utilizado como experimento para este transtorno é o Labirinto de Cruz