Competição Interespecífica
Relações Biológicas:
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
Competição
É a “luta” por fatores que não existem em quantidades diferentes para todos a Competição Interespecífica é a “luta”, entre os organismos de uma mesma espécie, esta regula o tamanho das populações, fazendo parte da resistência ambiental.
Competição interespecífica: Na competição entre indivíduos de espécies diferentes, cada uma das espécies envolvidas contribui para sua própria regulação populacional e também contribui para regulação da outra espécie, o que pode ocasionar na eliminação de alguma. Exemplo: Cada uma das espécies de trevo Lemna polyrrhyza e Lemna gibba possuem capacidade de se desenvolverem sozinhas. Quando estão em um mesmo ambiente e se desenvolvem juntas, a espécie de trevo Lemna gibba elimina Lemna polyrrhyza.Com a intenção de excluir qualquer tipo de competição por água, nutrientes e luminosidade a espécie de trevo Lemna gibba cresce formando uma cobertura sobre a outra espécie, que não resiste e acaba morrendo.
O Princípio de Gause, segundo o qual duas espécies diferentes ocupam os nichos ecológicos semelhantes competem em todos os níveis.Trata-se de Competição Interespecífica, o importante fator regulador do tamanho das populações. Exemplo: Cracas são crustáceos que ficam presos as rochas, nas regiões de maré. A competição pode acontecer de duas formas
Competição por exploração: Acontece quando um indivíduo de uma espécie consome um recurso tornando-o indisponível para outras espécies. Neste tipo de competição não há contato físico. Competição por interferência: Acontece devido a uma interação direta entre indivíduos