Resumo Anatomia e fisiologia renal
Os rins fazem parte do sistema urinário, são em número de dois. São órgãos que lembram a forma de um grão de feijão, de coloração marrom-avermelhada, situados no espaço retroperitoneal, um de cada lado da coluna vertebral.
O rim D é 1 cm menor que o esquerdo. O rim mede entre 11 e 13 cm, 5 a 7,5 cm de largura e 2,5 a 3 cm de espessura. Pesa 125 e 170g no homem e 115 a 155g na mulher. Com o envelhecimento há uma diminuição do peso renal. Em recém nascidos, esse peso varia entre 13 e 44g
Anatomia macroscópica dos rins
Situados no espaço retroperitoneal
Forma de feijão; ± 150g
Concavidade = hilo renal
Borda superior: 12ª vértebra torácica
Borda inferior: 3ª vértebra lombar
Macroscopicamente, dividimos o rim em córtex e medula.
Córtex: localizada na camada externa do rim. Tem aproximadamente 1 cm de espessura. Contém todos os glomérulos, a maior parte dos túbulos contorcidos proximais e parte dos distais.
Medula: macroscopicamente ela parece estruturas denominadas pirâmides, cujas extremidades se abrem em papilas. Importante papel na concentração da urina. Contém as alças de Henle e os túbulos coletores, os quais se abrem nas papilas dos cálices menores (secundários).
Os rins são envolvidos por tecido gorduroso (proteção). Após o tecido gorduroso tem-se o tecido conjuntivo, a fáscia (estrutura)
Número de pirâmides: ± 8/rim
Ápices das pirâmides: papilas renais .
As papilas drenam nos cálices menores que drenam nos cálices maiores e desembocam na pelve.
Anatomia microscópica
Néfron: unidade funcional do rim
Cada rim contém um milhão e meio de néfrons
Constituintes dos néfrons:
Glomérulo: função de filtração - produzir grande quantidade de ultrafiltrado. Tem 200 nm de diâmetro. A parede glomerular funciona como um filtro que permite a passagem de pequenas molécula, mas restringe a de moléculas maiores como a albumina e exclui os elementos formados do sangue (células sanguíneas).
Cápsula de Bowman: armazena o ultrafiltrado produzido.