Resumo Admistração e Marketing
Podemos definir marketing como a função empresarial que cria valor para o cliente continuamente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
O marketing utiliza alguns conceitos originários das áreas de Matemática, Estatística, Psicologia e Sociologia, dando origem a termos que são aplicados na prática empresarial, como os conceitos de teoria da escolha individual, mercado de consumo e organizacional, mercado alvo, segmentação de mercado, necessidade inata e adquirida, satisfação, valor, custo, vantagem competitiva, produto (atributos e benefícios), serviço, demanda de mercado, potencial de mercado, demanda de produto e ambiente de marketing.
A partir da evolução das práticas empresariais, surgiram novos conceitos de aplicações do marketing, como marketing direto, database marketing, datamining, marketing de relacionamento, valor patrimonial de longo prazo, marketing de fidelização ou retenção, marketing um a um ou marketing individualizado, gerenciamento do relacionamento com o cliente, marketing de transação, marketing pessoal, marketing social, marketing institucional, marketing internacional, marketing interativo, marketing digital ou Web marketing.
A função do marketing envolve tomada de decisões, gestão de recursos, coordenação de processos e avaliação de resultados dentro de quatro áreas de responsabilidade: análise, planejamento, imple¬mentação e controle.
As decisões e ações específicas da função de marketing envolvem quatro variáveis controláveis que compõem o chamado composto de marketing. Essas variáveis controláveis são: produto, preço, promoção e distribuição.
Administração de marketing é o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, que engloba responsabilidades estratégicas e operacionais.
O planejamento de marketing é o meio