Resumo admiravel
Decisões administrativas: preocupam-se com a estruturação dos recursos da empresa, de modo que crie o maior potencial possível de desempenho. Lida com a estruturação das relações de autoridade e responsabilidade, fluxos de trabalho, informação etc.
Decisões estratégicas: (empresa e seu ambiente) preocupam-se com problemas externos e não internos da empresa, com o composto de produtos que a empresa irá produzir e dos mercados aos quais venderá.
Outra maneira de classificar as decisões:
Decisões programadas: são aquelas tomadas de acordo com um hábito uma regra ou um procedimento. São utilizadas em situações que se repetem. Existem procedimentos de rotina para lidar com problemas de rotina.
Decisões não programadas: tratam de problemas incomuns e peculiares. Se um problema não aparece com tanta frequência para merecer uma política ou se for tão importante que mereça atenção especial, terá que ser resolvido por uma decisão não programada.
Administradores eficazes recorrem à política para poupar tempo, mas continuam atentos aos casos excepcionais.
Em última análise, os administradores tem que se valer de sua própria opinião, para decidir se uma situação exige ou não uma decisão programada.
Interações de tipos de decisões.
As decisões são interdependentes e complementares. A estratégia impõe exigências operacionais e a estrutura administrativa deve proporcionar o clima para atender a estas exigências.
O equilíbrio de prioridades entre decisões estratégicas e operacionais.
O equilíbrio da atenção da administração entre as decisões estratégicas e operacionais é determinado em última instância pelo ambiente da empresa. A empresa precisa estar preocupada com o que acontece a sua