Resumo administração cientifica e classica
Os Quatros principais princípios da administração cientifica:
Planejamento: substituir no trabalho e critério individual do operário, na execução das tarefas pelos métodos baseados em procedimentos científicos, ou seja, substituir a improvisação pela a ciências, por meio do planejamento do método.
Preparo: Para Garantir a eficiência do operário tornava-se a necessário as seleções dos mais aptos, treina-los na execução dos métodos. Alem de preparar a mão de obra, é necessário o preparo das maquinas e equipamentos, o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.
Controle: controlar o trabalho para se certificar que o mesmo esta sendo executado de acordo com as normas estabelecidas. O tempo-padrão ( estabelecimento de tempos e padrões de produção por meio da cronometragem para definir o tempo médio necessário para a execução de determinada tarefa) , passou a ser uma forma de controle do desempenho dos operários
Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
ADMINISTRAÇÃO CLASSICA
Enquanto na Teoria da Administração Cientifica de Taylor, a eficiência das organizações era alcançada por meio da racionalização do trabalho operário, a Administração Clássica de Fayol, é caracterizada pela a ênfase na estrutura organizacional.
Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima