Resumo Aconselhamento Psicologico
Com a abertura do texto, as autoras ponderaram sobre aconselhar, que vem do verbo latino consiliare e nos remete a consilium, que significa com/unidade, com/reunião. O que significa a ação de duas ou mais pessoas voltadas para a consideração de algo, várias pessoas reunidas para examinar com atenção, olhar com respeito, para deliberar com prudência e justeza. Aconselhamento Psicológico, é uma relação de duas ou mais pessoas voltadas para a consideração atenta, respeitosa e prudente de algo que é vital para uma ou várias delas.
Aconselhar, nesse sentido, não significa fazer ou pensar pelo outro, mas fazer ou pensar com o outro.
Serviço de Aconselhamento Psicológico é mais que um programa, um local, uma divisão burocrática. Todo ser humano tem uma história que imprime em seu semblante, vive experiências que determinam seus caminhos e oculta intrigantes segredos. Qualquer serviço institucional pode ser considerado como único, enquanto fruto de conjunturas, personalidades e dinâmicas particulares, mesmo quando segue um modelo. Mas seu desenvolvimento terá sempre algo que poderemos generalizar e algo que reconheceremos, algo que venha a fazer parte do legado comum e da obra coletiva. Isto porque somos uma espécie que recria, na consciência e no verbal, o que lembra. O Aconselhamnto Psicológico esteve bastante determinada pelo instrumental que merecera a atenção de grande parte dos pesquisadores: os testes psicológicos. Por esta razão, as práticas de atendimento psicológico enfatizavam o psicodiagnóstico.
Rogers começou sua vida profissional atendendo crianças e adolescentes numa clínica em Rochester, Nova Iorque. Sua prática era a dominante: fazer diagnóstico e entrevistas de aconselhamento. Rogers fez uma referência a este período que é significativa. Ele diz: “Realizei estudos diagnósticos de crianças e adolescentes e elaborei recomendações para tratamento; em 1928, desenvolvi um inventário para avaliação do mundo interior da criança,