Resumo 5x favela
“5x favela – Agora por nós mesmos” trata-se de um filme dividido em cinco episódios. Cada um deles conta diferentes histórias sobre moradores das favelas, mostrando as dificuldades que se apresentam nas comunidades.
O segundo episódio, chamado “Arroz e feijão”, conta a história de Wesley que, cansado de comer arroz e feijão todos os dias, rouba, junto com seu amigo Orelha, um frango, após várias tentativas frustradas de conseguir o dinheiro para comprá-lo. Depois de jantar o frango, enquanto fingia estar dormindo, o garoto houve a conversa de seus pais. Eles dizem estarem orgulhosos e o pai revela que não comia frango porque, quando era mais novo, após roubar um, levou uma surra. Wesley sente-se arrependido pelo roubo, e, no dia seguinte, Orelha e Wesley conseguem o dinheiro e repõem o frango roubado.
Segundo Dallari, “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14). Mas, a cidadania garantida pela Constituição, além de ser a vinculação jurídica do indivíduo a um Estado soberano, compreende, também, uma série de direitos e exigências relativas à garantia de um mínimo existencial. E é para essa deficiência no cumprimento dos direitos sociais, garantidos através da cidadania, que deveriam assegurar condições dignas de vida, que a episódio chama atenção. A falta de recursos leva a população marginalizada a atos extremos e, como o pai de Wesley, são punidos sem que sequer sua condição seja levada em consideração.
Casos de roubo de coisas de pequeno valor para satisfação de necessidades básicas são comuns na atualidade. Essa situação pode ser revertida com uma ação conjunta entre a população e o